segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dizer NÃO, é bom!

Não! Eu não quero escrever nada hoje.

Se eu apenas escrevesse essa frase aqui no blog, assustaria né? Essa frase composta por dois não. Não, palavra que tem um significado de negação e que apesar de ser tão pequenininha, tem o poder de mudar todo um contexto.

Tenho uma amiga, que diz que ama dizer não, estranho né? Mas ela me explicou o porquê, ela disse que nas perguntas mais simples, que normalmente as pessoas esperam um sim, ela dizia não, para observar a maneira como cada um reagia. Achei curioso, e desde então de vez em quando eu faço esse teste!
As pessoas ficam com uma cara de quem não estão entendendo, e as vezes reagem de forma engraçada. Eu curti muito responder não!  Mas, você acreditaria se eu dissesse que tem gente que tem medo de levar um não?

Pode parecer besteira, mas existem sim pessoas que não fazem certas coisas, por medo de levar como resposta essa simples palavra: não. Vamos parar para analisar, se você deixa de fazer alguma coisa, pode perder uma oportunidade, que na maioria das vezes não vai voltar... E por causa de uma palavrinha? Comece a olhar com outra perspectiva o não, como por exemplo, a chance de tentar novamente, de uma maneira melhor. Porque se você for, e fizer a sua ousadia pode lhe trazer um sim

Porem nesse dia eu quero, como minha amiga, lhe incentivar a dizer não. Mas um não diferente. Existem tantas situações que hoje passamos por não conseguir dizer nãoNão conseguir dizer não para a preguiça, para o trabalho que você sabe que não vai conseguir fazer, mas não consegue dizer não para o cliente. Para um lugar que você sabe que não deveria ir, mas não consegue dizer não para os amigos. Para a mentira, que você sabe que não deveria contar! Para a fofoca que você não deveria fazer. Existem tantas coisas que deveríamos sempre dizer não, mas não o fazemos. PORQUE? Aqui eu simplesmente dei exemplos, mas você sabe aquilo que deveria dizer não, mas não consegue. A pessoa que consegue dizer não para aquilo que faz mal, impõe seu limite e exerce autoridade.

O #5ponto1 diz não ao mau humor de segunda-feira, não a falta de amor, não a religiosidade. E você? Vai se levantar em ousadia e dizer não para aquilo que você sabe que deve dizer não?

Seja para rir, ou para realmente ser levado a sério, o não é uma palavra necessária nas nossas vidas. Comece a exercitar, e você vai ver que o não, pode não ser tão ruim assim.




 Mariana Espíndola

2 comentários:

  1. Campanha "DIGA SIM AO NÃO" uahhuahua .. bjs linda!!

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante o ponto de vista mas muito negativista ao meu ver. A palavra NÃO é muito importante para nos definirem limites mas expressa muita contrariedade e peso não só para a pessoa que fala mas como também para a pessoa que escuta. Eu prefiro dizer SIM ao bom humor, SIM ao amor e SIM a liberdade em Cristo ;)

    É apenas outra perspectiva de se ver as coisas que pode dar certo também... Parabéns mais um vez pelas idéias Mari.

    ResponderExcluir