segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dia normal? NÃO, é segunda-feira!

De repente lá estava eu, sendo a vitima da segunda feira, responsável por escrever um texto TODAS as segundas, mas PORQUE SEGUNDA? Eu lembrei, as pessoas odeiam segundas feiras... mas, paremos para analisar, porque as pessoas odeiam a segunda feira?  Elas acordam mal humoradas naturalmente? Nãããão... Deve haver uma razão, apesar de existir muitas paródias, frases, charges que confirmam esse sentimento de insatisfação pela segunda feira, fiquei encucada, porque? Não conformada com essa duvida fiz uma enquete, e a primeira pergunta foi:
Pra você existem mais motivos para amar ou para odiar a segunda feira?

Por incrível que pareça 60% responderam que tem mais motivos para AMAR!  PARA TUDOOO... Porque? E as charges, frases, e blábláblá de odiar? Nunca ninguém entrevistou essas pessoas de verdade?... e resumidamente as respostas dos porquês foram reflexivas.
  •  “Pensar em segunda me faz lembrar de mais uma chance de eu quebrar a rotina no trabalho, segundas me trazem novas oportunidades.”
  •  “Toda segunda feira é uma oportunidade de tu encarar um novo personagem e tentar arrancar aplausos de 10 e a vaia de 1... pra mim, toda segunda feira é um inicio de uma nova historia, e quem não gosta de escrever um bom começo?” 
  • “É sempre um dia mas produtivo..eu acordo empolgado pra começar minhas metas...é o dia depois do culto d domingo..me sinto mas forte...não costumo rotular-lo como dia da preguiça..tenho uma relação boa com segunda feira...resumindo..é meu dia de planejamentos” 
  • ”As segundas parecem aquele vira lata em meio ao canil repleto de cães de raça, e por ela ser desvalorizada, pra mim, é a melhor!! O patinho feio, sempre é o patinho mais agradável. Hehe “

      Mas e os 40% que, assim como o Garfield, odeiam a pobre segunda-feira? Sim eles desabafaram:
      •  “odeio segunda porque meu amor sempre vai embora e eu lembro q só vou ve-lo na sexta”...
      •  “odeio segunda porque a gente se acostuma a ficar de boa e começa tudo outra vez”
      •  “Odeio segunda porque volto a trabalhar e eu não gosto do meu trabalho”

      Odiar e amar, é destino ou decisão? Acredito que o maior desafio continua sendo nós nos questionarmos todos os dias, e a pergunta que não cala é:
      O que você faria ou faz para melhorar sua Segunda-feira? E as respostas dos entrevistados, tantos dos que amam, quanto dos que odeiam, são inspiradoras!

      • ” eu geralmente tento fazer o meu melhor pros outros: dou lugar no ônibus, sorrio mais, ajudo uma senhora a atravessar a rua, essas coisas... pra me sentir melhor” 
      • “Sairia com um amigo e passaria o dia conversando com ele e não olharia para o relógio.” 
      • “Iria para festa, e se não tivesse eu faria uma festa” 
      • ” Ver um filme, tomar um bom café da manha com a família, ouvir musica quando houver sinal de estresse... Caminhar na orla no final no dia, basta ter criatividade pra fugir desse estigma de segunda, o dia chato”

        Legal né? Depois de muitas conversas e perguntas me deparei com uma experiência interessante, porque todos os entrevistados  demoravam um pouco para responder as perguntas, e depois de responder, alguns continuaram a conversar comigo num papo reflexivo, e intrigante do porque das perguntas. Vocês já pararam pra analisar o que tem feito ou profetizado sobre suas segundas-feiras? Ter idéias e não colocá-las em prática, não serve de nada. Se você tem mil motivos ou nenhum para amar ou odiar a segunda-feira, o que você tem feito para melhorar essa realidade?

        Segunda, e o 5ponto1 já esta animadíssimo para que chegue quinta feira. Reuniões, pesquisas, conversas. Nosso foco é não desanimar e sempre fazer o melhor!!

        Conte pra gente, o que você faz ou faria para melhorar a segunda-feira? E vamos fazer juntos da nossa Segunda um ótimo dia.


        Mariana Espíndola

        9 comentários:

        1. Muito interessante essa postagem, é uma rotina, que muitos nem se ligam e param pra pensar sobre..e deixam os rótulos, "de uma uma segunda, seja o dia chato". Podemos ver que ha muitas opções pra driblar esse rótulo ...Gostei muito Mari, Parabéns! Nem vou postar...já que minha opnião ja foi postada por vc =)
          Muito contente!

          ResponderExcluir
        2. Simplesmente segunda-feira é o retrato do início de nossa semana rotineira. Sim, rotineira! Não importa o quão positivistas lidamos com isso mas o fato é que infelizmente todos acabamos seguindo a mesma repetição de rituais durante os dias da semana. Então, não importa a "feira", a vida é vida por uma razão, para ser vivida! Devemos fazer TODOS os dias da nossa semana melhores...

          Muito bom seu texto Mari, tu quebras o estereótipo de que beleza não combina com inteligência. Agora temos mais um motivo para esperarmos a Segunda-feira com mais entusiasmo ;D

          ResponderExcluir
        3. Com todo o respeito a Mário Quintana, a segunda-feira é aquela moça de olhos verdes que se atira do alto do sétimo andar da semana pra clamar a atenção dos passantes, chamada Esperança. Todos olham - já cientes da rotina - e ela pergunta: - Que tal começarmos tudo de novo...?

          Parabéns pelo post, mocinha.

          ResponderExcluir
        4. Gostei do texto Mari.
          Eu acho que segunda não é um dia chato, mas para algumas pessoas o que faz dele ser chato é por causa da rotina, mas ai depende de casa um tomar atitude de fazer a sua segunda-feira ser um dia diferente e não chato.

          ResponderExcluir
        5. muito bom o texto Mari.
          Orgulho de ser #5ponto1.

          Obrigado galera que ta entrando no Blog, eh muito bom ter vcs por aqui.
          Lembrem que vcs podem ouvir o programa pela internet.
          valeu!

          ResponderExcluir
        6. Eu faço parte dos 60% dos entrevistados que tem mais motivos pra amar do que pra odiar esse dia da semana. Aliás, não só se tratando da segunda feira ou de um dia específico, mas sim da maneira que tu encara a vida, a rotina, o cotidiano, os teus problemas (e os problemas dos outros também)... Odiar, reclamar e maldizer esse dia é tão eficiente quanto usar molho de pimenta ao invés de colírio. E como João Saldanha diria: "Quem reclama já perdeu" ... E é bem isso o espírito da coisa. Nosso pensamento negativo só atrai coisas negativas.

          Gostei do texto Mariana, muito bom... Curti de verdade.

          ResponderExcluir
        7. Na verdade, minha segunda-feira serve pra me lembrar que não posso continuar estancada o resto dos dias.
          Afinal, já começamos a semana (domingo) sem fazer nada...Então, por que reclamar das coisas, né?

          São só 24 horas. E o tempo passa rápido.

          ResponderExcluir
        8. Nossa.. Mariana, parabéns!! Nunca tinha parado para analisar o meu descontentamento "segundafeiriano" (muito neologismo tosco isso).. brincadeiras à parte... eu não simpatizo muito com segunda não pq tem um princípio: Segunda não passa nada que eu gosto na TV então eu gosto de terça pq é véspera de quarta que passa meu seriado favorito, que é véspera de quinta que eu também gosto pois só falta um dia pra chegar sexta onde a diversão começa e não existe rotina..E a segunda não se encaixa, eu tento ver o lado bom, mas ai o domingo passa tão rápido e é tão legal que eu persisto na frase "amanhã já é segunda..aff" entendeu?? Não neh?? ahuahuhuaha mesmo assim parabéns!!bjs

          ResponderExcluir